Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Área do conteúdo

Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas (PPGEC) apresenta uma abordagem pedagógica inovadora que se destaca pela sua atualidade e relevância na formação dos alunos. Ao oferecer uma formação especializada e focada no desenvolvimento das temáticas das dissertações, o programa proporciona aos estudantes uma experiência educacional enriquecedora e alinhada com as demandas contemporâneas da área. A estrutura curricular flexível, com apenas duas componentes curriculares obrigatórias de conteúdo generalista e a possibilidade de escolha livre das demais unidades em conjunto com o orientador, confere aos alunos autonomia e dinamismo em seu percurso formativo. Essa flexibilidade permite que os estudantes explorem os temas de interesse de forma mais aprofundada, ao mesmo tempo em que mantêm a coerência com o tema de sua pesquisa.

Além disso, a orientação para que as dissertações sejam elaboradas na forma de artigos científicos e a promoção de atividades como seminários, workshops e cursos rápidos ao longo do ano contribuem para o desenvolvimento de habilidades de produção científica e para a qualificação dos trabalhos dos alunos. A adesão de uma parcela significativa de estudantes com bolsas de pesquisa ou inovação evidencia o reconhecimento da comunidade acadêmica e do mercado quanto à importância e relevância do PPGEC. Assim, o programa não apenas forma profissionais capacitados e atualizados, mas também contribui para o avanço do conhecimento na área, promovendo a formação de pesquisadores e profissionais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

As turmas do PPGEC são anuais, onde o aluno deverá cumprir um primeiro ano do curso dedicado às disciplinas e ao cumprimento dos créditos das atividades, e o segundo ano, dedicado à dissertação. São ofertadas 18 vagas por seleção e distribuídas proporcionalmente entre as linhas, de modo a assegurar o crescimento harmônico.

A estrutura curricular do PPGEC oferece componentes curriculares que atendem, de maneira transversal e integrada, às linhas de pesquisa do programa. Para a integralização do Mestrado Acadêmico é exigido no mínimo trinta (30) créditos, dos quais seis (06) correspondem à atividade acadêmica dissertação, que estão assim divididos no PPGEC:

  • Disciplinas obrigatórias: 6 crd;
  • Disciplinas optativas: 12 crd
  • Estágio de Docência: 3 crd
  • Proficiência leitora em Língua Inglesa: 1 crd;
  • Exame de Qualificação: 2 crd
  • Dissertação: 6 crd;

No que diz respeito à organização do curso de Mestrado, o curso está organizado por semestre da forma seguinte, para ambas as linhas:

1 Semestre

Investigação Científica, Inovação e Empreendedorismo (3 crd);

Estatística (3 crd);

Disciplina optativa 1 (3 crd);

Disciplina optativa 2 (3 crd);

Exame de proficiência em língua Inglesa (1 crd).

2 Semestre

Iniciação à docência no ensino superior (3 crd);

Disciplina optativa 3 (3 crd);

Disciplina optativa 4 (3 crd);

Exame de qualificação (2 crd);

3 e 4 Semestres

Defesa de Dissertação (6 crd);

A listagem completa das disciplinas do PPGEC podem ser encontradas em: https://ppgec.ufc.br/wp-content/uploads/2025/02/grade-de-disciplinas-ppgec-2025.pdf

Atividades acadêmicas obrigatórias – 9 créditos

As atividades acadêmicas obrigatórias são: a) proficiência leitora em língua inglesa (1 crédito); b) exame de qualificação (2 créditos) e d) defesa de dissertação (6 créditos).

Proficiência leitora em língua inglesa

A comprovação da proficiência leitora em língua inglesa é realizada durante o primeiro semestre do curso de Mestrado, e é realizada pela Casa de Cultura Inglesa da UFC.

Exame de Qualificação 

O candidato ao grau de Mestre deverá submeter-se a Exame de Qualificação. O texto do Exame de Qualificação, excluindo título, resumo, palavras-chave, sumário e bibliografia, deve contar com pelo menos 20.000 palavras (15.000 palavras para pesquisas que envolverem a submissão ao Comitê de Ética), estruturado em capítulos, de acordo com o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC vigente.

O texto deve conter obrigatoriamente a revisão de literatura, metodologia e resultados esperados, que, após encaminhamento favorável do orientador, será submetida à Banca Examinadora de Qualificação durante o terceiro semestre letivo.

A portaria que regulamenta o Exame de Qualificação pode ser encontrada no link: https://ppgec.ufc.br/pt/documentos-oficiais/

Defesa de Dissertação

A dissertação de Mestrado constituir-se-á de um texto em que o candidato demonstre domínio atualizado do tema escolhido, capacidade de pesquisa e aptidão em apresentar metodologicamente o tema escolhido. As dissertações podem ser redigidas e/ou defendidas em língua estrangeira conforme a disponibilidade de orientadores e bancas de avaliação qualificadas. Para a defesa, o aluno deverá ter ao menos um artigo publicado em conferência, sob o tema de sua dissertação, e um artigo submetido ao processo de revisão de um Jornal especializado.

A defesa de dissertação é realizada mediante apresentação do trabalho em sessão pública. Será considerado aprovado o aluno que receber esta menção de aprovação pela maioria dos membros da comissão julgadora.

A portaria que regulamenta a Defesa de Dissertação pode ser encontrada no link: https://ppgec.ufc.br/pt/documentos-oficiais/

Disciplinas

As disciplinas são componentes curriculares com oferta semestral e que podem ser extensivas (duração de um semestre) ou intensivas (realizadas em um curto período). As disciplinas exigem frequência mínima de 75% e a elas são atribuídas notas. Além das ofertadas pelo programa, o mestrando poderá cursar disciplinas de outros cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), da UFC ou de outras instituições de ensino superior, mediante anuência do orientador.

Os docentes do PPGEC são incentivados a promoverem a internacionalização do programa também a partir da colaboração de docentes estrangeiros durante a ministração das disciplinas. A título de exemplificação das colaborações internacionais nesse contexto, foram ministradas aulas pelo Prof. Dr. Romeu Vicente (Universidade de Aveiro) e Dra. Mafalda Matos (FEUP); Dra. Ana Sofia Guimarães (FEUP) em duas aulas; Antonella D’Alessandro (UniPG) e Grazia Tucci (UniFi).

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo