Linhas de Pesquisa
Área de concentração: Engenharia Civil
A área de concentração Engenharia Civil, visa contribuir para o desenvolvimento integrado de pesquisa e inovação no setor da construção civil, abrangendo a produção, desenvolvimento e caracterização de materiais sustentáveis, inteligentes e inovadores, e elementos estruturais como componentes construtivos, até o desenvolvimento e aplicação de ferramentas de apoio para concepção, planejamento, monitoramento e otimização de sistemas produtivos, e de inteligência artificial, tendo como balizador a aplicação de conceitos focados na produtividade, segurança, inovação e sustentabilidade.
Materiais Avançados, Construção e Meio Ambiente
A linha de pesquisa “Materiais Avançados, Construção e Meio Ambiente” visa o desenvolvimento e caracterização de novos materiais, caracterização e avaliação de componentes da construção, avaliação do comportamento de estruturas, a análise de processos e de desempenho de materiais, estudo da durabilidade e desenvolvimento de ferramentas inovadoras para a análise, monitoramento e gestão de riscos. Essa linha, também se dedica ao estudo de materiais inteligentes, nano e biomateriais, monitoramento da saúde das construções e patrimônio histórico. Os estudos dessa linha realizam-se com recurso a ensaios experimentais, sensoriamento e monitoramento estrutural, e simulações computacionais via o método dos elementos finitos (MEF). Também integra esta linha, o desenvolvimento de estudos relacionados ao meio ambiente, incluindo saneamento ambiental, resíduos, o uso e a qualidade da água, com os impactos produzidos pela cadeia produtiva da construção civil. Os estudos relativos aos efeitos da poluição em corpos hídricos e na água servida após consumo urbano ou industrial, além do desenvolvimento de novos processos relacionados à qualidade e conservação dos recursos naturais.
Modelagem Computacional e Inteligência Artificial
A linha de pesquisa “Modelagem computacional e Inteligência Artificial” mira o estudo de problemas da mecânica computacional, englobando modelagens numéricas lineares e não-lineares, em caráter estático e dinâmico, com o intuito de avaliar o comportamento de estruturas. As fontes de não-linearidades exploradas podem ser do tipo geométrica (grandes deslocamentos e deformações), da relação constitutiva do material, das interações de contato entre os componentes da estrutura, dentre outras. A linha também inclui a aplicação de IA no reconhecimento de padrões decorrentes de ensaios não-destrutivos. A linha também envolve modelagens físicas, matemáticas e estatísticas de problemas de diversas naturezas. Outra abrangência da linha é o desenvolvimento e aplicação de técnicas da inteligência artificial, incluindo a aprendizagem de máquinas, computação evolucionista e metamodelos para solução de problemas de engenharia.