gov.br

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Pesquisadores do PPGEC realizam missão técnica na França

Data de publicação: 20 de dezembro de 2023. Categoria: Notícias

Ryan Matos (UFC), Lionel Estel (INSA), Alan Ledoux (INSA) e Mylene Vieira (UFC)

Fruto da colaboração entre a Universidade Federal do Ceará, Institut National des Ciences Appliquées de Rouen (INSA) e Universidade de Rouen, a Profa. Mylene Vieira e o pesquisador Ryan Araújo de Matos, do curso de Engenharia Civil, realizaram missão técnica na França com o intuído de desenvolverem estudos sobre comportamento dinâmico de compósitos avançados nanomodificados. Os estudos na França iniciaram dia 28 de novembro e se estenderam por duas semanas.

A missão técnica ocorre no âmbito do projeto “Ferramentas avançadas de gestão para mitigação de impactos ambientais: energia verde e materiais inteligentes para monitoramento de infraestrutura”, financiado pela FUNCAP. Essa missão enquadra-se no cenário estratégico do Ceará para liderar as tecnologias que envolvem a produção de energia limpa, que vai desde a própria geração de energia até a infraestrutura necessária para a sua distribuição.

Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da UFC em parceria com os pesquisadores franceses têm como objetivo compreender as respostas dinâmicas e o comportamento de fadiga de um compósito cimentício nano-modificado para emprego no monitoramento de torres eólicas, por exemplo. O material auto sensorial foi desenvolvido na UFC, no Laboratório de Reabilitação e Digitalização das Construções, LAREB, e tem como principal vantagem eliminar a necessidade de sensores elétricos nas construções, fazendo com que o próprio concreto seja um sensor. Uma aposta muito tecnológica e inovadora para o monitoramento em tempo real e a longa distancia da segurança de estruturas tão esbeltas quanto as torres eólicas.

Os pesquisadores realizaram pesquisa no Laboratório de Caracterização Estrutural da Universidade de Rouen e estiveram em contato também com os pesquisadores do INSA. Para o pesquisador Ryan Araújo, “participar de um projeto de tamanha importância tecnológica é um presente imensurável que a UFC me proporcionou durante minha formação, e que terá lugar, sem dúvidas, na minha carreira como pesquisador.”