gov.br

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Área do conteúdo

Professores e alunos da UFC do curso de Engenharia Civil campus de Russas e Prof. de arquitetura campus de Fortaleza, ganham prêmio em Congresso internacional

Data de publicação: 22 de junho de 2023. Categoria: Notícias

O artigo ”Updating the documentation of a historic building: a case study of the José de Alencar theatre”, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das construções, Lareb, recebeu o prêmio Vitervo O’Reilly na edição 2023 do Congresso Internacional de Patologia e Recuperação das Construções como melhor artigo apresentado no congresso.

O trabalho aborda a atualização da documentação do renomado Teatro José de Alencar, localizado na cidade de Fortaleza – Ceará, utilizando tecnologias de digitalização para o levantamento arquitetônico e metodologias BIM para modelagem 3D. O teatro é considerado o mais importante equipamento histórico do estado, além de ter sido um marco arquitetônico na região.

O artigo faz parte do projeto Cientista Chefe da Cultura –      Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará, com coordenação   do Professor Esequiel Mesquita e com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Os autores do artigo são: Mylene Vieira, Gilmário Ribeiro, Karina Alves, José Ermerson Barbosa, Henrique Isidorio, Thiago Martins, Brendda Karen Magalhães, Francisco Emerson Almeida, Eugênio Moreira e Esequiel Mesquita, e está disponível no Journal of Building Pathology and Rehabilitation.

Link do artigo: https://rdcu.be/deENd
Link da publicação: https://link.springer.com/article/10.1007/s41024-023-00281-7

Fonte: Prof. Dr. Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita; contato: Email: emesquita@ufc.br